Browse top selling WordPress Themes & Templates on ThemeForest. This list updates every week with the top selling and best WordPress Themes www.bigtheme.net/wordpress/themeforest

O que é Fobia Social?

A fobia social é caracterizada por uma preocupação excessiva e falta de capacidade para lidar com a interação social, além de medo de ser analisado, rejeitado e até mesmo humilhado.

Muita gente confunde timidez e fobia social. Mas, enquanto a primeira é um tipo comum de medo leve, a outra é um transtorno mental que deve ser tratado por especialista. Do contrário, pode até impedir a realização de coisas simples no dia a dia. Nos casos mais leves, o indivíduo com fobia social apresenta ansiedade excessiva quando precisa desempenhar tarefas como participar de uma entrevista de emprego, almoçar em um restaurante, entrar em lugares cheios e falar em público. Porém, este transtorno pode evoluir para uma fobia generalizada, na qual a pessoa evita situações de contato interpessoal (como ir a uma festa, um evento social e até mesmo ir trabalhar).

O que pode causar a fobia social?

A fobia social pode surgir em qualquer momento da vida e traumas ou experiências como bullying, rejeição, humilhação, abusos e conflitos familiares podem influenciar a insegurança e a autodepreciação.

Principais sintomas:

Os principais sinais e sintomas de fobia social, no que diz respeito aos sentimentos e ao comportamento, incluem sensações mais acentuadas, como:

Medo de situações em que você pode ser julgado, de interagir com pessoas desconhecidas, de demonstrar sua ansiedade e apreensão em eventos sociais.
Medo, também, de sintomas físicos que possam causar constrangimento, como rubor fácil, sudorese, tremores ou voz trêmula
Preocupação em passar por situações constrangedores ou humilhantes ou, ainda, em ofender alguém.
Evitar fazer algumas coisas ou falar com pessoas por medo de constrangimento, evitar situações em que você pode ser o centro das atenções.
Ansiedade ao esperar por algo, como um evento ou atividade.

Sintomas físicos
Alguns sinais e sintomas físicos podem, por vezes, acompanhar o transtorno de ansiedade social, como:

Batimento cardíaco acelerado
Dor no estômago ou náuseas
Problemas para recuperar o fôlego
Tontura ou vertigem
Confusão
Diarreia
Tensão muscular

Como funciona o tratamento?

A utilização de medicamentos às vezes se faz necessária , mas é fundamental a terapia para limpar as causas raízes. Quando se tem o psiquiatra é muito importante a parceria entre ambos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *