Um sinal claro de imaturidade nas pessoas é a dificuldade de assumir compromissos. Para uma criança é muito difícil desistir do que deseja naquele momento para alcançar um objetivo a longo prazo. Se lhe dermos um chocolate e lhe dissermos que se não a comer naquele momento ganhará mais um, o desejo de comer o chocolate que tem na mão se imporá.
Através do processo de maturidade compreendemos que os sacrifícios e as restrições são necessárias para alcançarmos o sucesso. Comprometer-se com uma meta ou uma pessoa não é uma limitação da liberdade, mas uma condição para se projetar melhor a longo prazo.
Um sinal de sabedoria e maturidade é quando o indivíduo chega a um acordo com a percepção de que suas decisões causam suas recompensas e consequências.
As pessoas não querem conviver nem trabalhar com quem não demonstra vontade de mudar esse procedimento diante da vida.
Seja qual for a razão, se as pessoas não assumem responsabilidade, vão falhar em seus propósitos e não conseguirão crescer como indivíduos. Às vezes, não é óbvio quando as pessoas estão se esquivando de suas responsabilidades, mas há vários sinais que devemos nos atentar.
Aqueles que não assumem a responsabilidade muitas vezes jogam o ”jogo da culpa”. Não entre nele e siga em frente com seus princípios e postura. Afinal, é preciso aprender a separar quem contribui para a manutenção das dificuldades que a vida impõe daquele que auxilia na busca das soluções.
Em caso de dúvidas podemos conversar e ver o que seria mais indicado para você. Deixe seu comentário ou se preferir mande uma mensagem em nosso email.