Hoje abordaremos a técnica de hierarquia das preocupações para lidar com pensamentos intrusivos.
Os pensamentos intrusivos são como a fumaça de uma chaminé, o calor de alguma coisa que se queima em nosso interior. Essa fogueira interna são nossos problemas, os mesmos aos quais não damos uma solução e que, dia após dia, geram ainda mais mal-estar.
O primeiro passo para controlar esse foco de pensamentos, sensações e angústias é esclarecer. E como esclarecer? Faça uma hierarquia de problemas, uma escala de preocupações que irá da menor para a maior.
Comece escrevendo em uma folha tudo aquilo que nos preocupa, quer dizer, “visualizaremos” todo o caos que existem em nosso interior como uma tormenta de ideias.
Continuando, faremos uma hierarquia começando pelos que consideramos problemas pequenos, até chegarmos ao mais paralisante, aquele que, aparentemente, nos supera.
Uma vez que tivermos uma ordem visual, procederemos a refletir sobre cada ponto, tentaremos racionalizar e dar soluções a cada um deles.
Os temas que abordamos e as dicas que damos, são uma tentativa de ajudar a aliviar alguns desses problemas que muito de nós passamos, porém a ajuda de um profissional é muito importante para que a pessoa que está passando por essas fases possa superar e reencontrar o equilíbrio.
Em caso de dúvidas podemos conversar e ver o que seria mais indicado para você. Deixe seu comentário ou se preferir mande uma mensagem em nosso email.