Quais são as causas da fobia social?

Fobia social ou ansiedade social é um transtorno originado da ansiedade intensa ou medo de ser julgado, avaliado negativamente ou rejeitado em uma situação social ou em um período de avaliação de desempenho.

Pessoas com fobia social podem se preocupar em excesso ou agir de forma visivelmente ansiosa em situações sociais (corar, gaguejar, perder o ar enquanto falam, entre outros). Como resultado, muitas vezes evitam situações sociais, sofrendo com extrema angústia.

Muitas pessoas com transtorno de ansiedade social também experimentam fortes sintomas físicos, como ritmo cardíaco acelerado, náusea e sudorese, e podem sofrer ataques completos quando confrontados com uma situação temida. Embora reconheçam que seu medo é excessivo e irracional, as pessoas com fobia social freqüentemente se sentem impotentes diante de sua ansiedade.

O método que tem se mostrado mais eficaz para o tratamento da doença é a Terapia. Existem diversas linhas ou abordagens terapêuticas disponíveis e de eficácia comprovada. A abordagem Cognitiva Comportamental, por exemplo, auxilia na diminuição dos sintomas devolvendo ao paciente sua qualidade de vida e bem estar.

Em caso de dúvidas podemos conversar e ver o que seria mais indicado para você. Deixe seu comentário ou se preferir mande uma mensagem em nosso email.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *