Você tem ou sabe o que é Agorafobia?

Agorafobia é um dos transtornos de ansiedade mais comuns. Muitas vezes se desenvolve após a ocorrência de alguns episódios de ataques de pânico.

Trata-se de um transtorno onde o indivíduo sente medo e evita lugares ou situações que possam causar pânico. Uma pessoa agorafóbica também pode evitar situações onde se sinta preso, desamparado ou envergonhado. Uma pessoa com agorafobia teme uma situação real ou antecipada, como usar o transporte público, estar em espaços abertos ou fechados,enfrentar uma fila ou estar no meio de uma multidão.

– Sintomas da agorafobia
Os sintomas típicos da agorafobia incluem medo de:

  • Ficar sozinho em casa;
  • Estar no meio de uma multidão ou esperar em uma fila;
  • Frequentar espaços fechados, como cinemas, elevadores ou pequenas lojas;
  • Estar em espaços abertos, como parques, estacionamentos, pontes ou shoppings;
  • Usar o transporte público, como um ônibus, avião ou trem;

Normalmente essas situações geram um aumento considerável da ansiedade. Uma pessoa com agorafobia possui um medo excessivo de não ser capaz de escapar ou encontrar ajuda em caso de um novo ataque de pânico. Elas também receiam passar novamente por situações embaraçosas ou mesmo incapacitantes.

Quando tratar?

A agorafobia pode limitar severamente a capacidade de uma pessoa em socializar, trabalhar, participar de eventos importantes e até mesmo gerenciar os detalhes da vida diária, como deixar um recado.

O importante é não deixar que a agorafobia limite seu mundo. A melhor forma de melhorar a qualidade de vida e livrar-se dos sintomas é com o auxílio de terapias.

Em caso de dúvidas podemos conversar e ver o que seria mais indicado para você. Deixe seu comentário ou se preferir mande uma mensagem em nosso email.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *