A psicoterapia pode curar o estresse pós-traumático
O Estresse pós-traumático ocorre devido à pessoa ter sido vítima ou apenas ter testemunhado atos violentos ou de situações traumáticas que representaram ameaça à sua vida ou à vida de terceiros. Quando essa pessoa se recorda do ocorrido, acaba revivendo o episódio como se estivesse acontecendo novamente naquele momento e com a mesma sensação de dor e sofrimento vivido na primeira vez.
Os sintomas se dividem em algumas categorias principais, como: pesadelos e lembranças involuntárias e também recorrentes (flashbacks) do evento ocorrido, afastar-se de contatos ou atividades que possam ligar a essas lembranças traumáticas, distanciamento emocional, reações exageradas de figa e episódios de pânico e também sentimentos negativos e de impotência.
O tratamento desse transtorno é voltado para diminuir os sintomas e prevenir complicações, além de melhorar relacionamentos sociais e familiares e de desempenho.
Com o tratamento adequado depois de algum tempo a pessoa vai gradualmente retomando a normalidade de vida. O uso de medicamentos prescritos junto ao acompanhamento de um psicoterapeuta são essenciais.
Muitas vezes o que impede alguém de buscar as soluções para os seus problemas é não saber por onde começar. Compartilhe com seus amigos e familiares, pois algum deles pode estar precisando de ajuda.
Em caso de dúvidas podemos conversar e ver o que seria mais indicado para você. Deixe seu comentário ou se preferir mande uma mensagem.