Automutilação. Saiba como se sentir melhor sem se machucar

A psicoterapia é um processo contínuo, onde se estabelece o vínculo entre psicoterapeuta e paciente e que utiliza recursos e técnicas psicoterapêuticas para promover o autoconhecimento e o crescimento pessoal.

A psicoterapia é muito importante na recuperação de pessoas que sofrem de depressão. A depressão é uma doença, crônica e recorrente, que produz uma alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda, sem fim, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa, assim como a distúrbios do sono e do apetite.

Alguns casos de depressão leva a pessoa a se automutilar. A automutilação é uma maneira de expressar e lidar com angústia profunda e dor emocional. Inclui tudo o que você faz para se machucar intencionalmente. Algumas das formas mais comuns incluem:

– Cortar ou coçar severamente sua pele
– Se queimando
– Bater-se ou bater a cabeça
– Socando coisas ou jogando seu corpo contra paredes e objetos duros
– Colando objetos na sua pele
– Intencionalmente impedindo feridas de curar
– Engolir substâncias tóxicas ou objetos inapropriados

A automutilação também pode incluir formas menos óbvias de se machucar ou se colocar em perigo, como dirigir de forma imprudente, beber em excesso, consumir muitas drogas e fazer sexo desprotegido. Independentemente de como você se auto-agredi, ferir-se é muitas vezes a única maneira que você:

– Lide com sentimentos como tristeza, auto-aversão, vazio, culpa e raiva
– Expresse sentimentos que você não pode expressar em palavras ou liberar a dor e a tensão que sente por dentro
– Sinta-se no controle, alivie a culpa ou se castigue
– Distraia-se das emoções avassaladoras ou das circunstâncias difíceis da vida
– Faça você se sentir vivo, ou simplesmente sentir algo, em vez de se sentir entorpecido

Mas é importante saber que há ajuda disponível se você quiser parar. Você pode aprender outras maneiras de lidar com tudo o que está acontecendo sem ter que se machucar.

Tratamento para a autoagressão

A ajuda e o apoio de um profissional treinado podem ajudá-lo a superar o hábito de cortar ou auto-agredir, então considere conversar com um psicoterapeuta. Ele pode ajudá-lo a desenvolver novas técnicas e estratégias de enfrentamento para evitar a auto-agressão, ao mesmo tempo em que ajuda a chegar à raiz do motivo pelo qual você se machucou.

Lembre-se, a automutilação não ocorre no vácuo. Existe na vida real. É uma expressão externa da dor interior que muitas vezes tem suas raízes no início da vida. Muitas vezes há uma conexão entre autoflagelação e trauma na infância . A automutilação pode ser sua maneira de lidar com sentimentos relacionados a abusos do passado, flashbacks, sentimentos negativos sobre o corpo ou outras lembranças traumáticas – mesmo que você não esteja consciente da conexão.

O Tratamento a distância vem se tornado muito útil e eficaz nos dias de hoje, isso devido a diversos fatores que ajudam a reduzir o estresse e o cansaço de deslocamento.

Siga a nossa página e compartilhe com quem possa estar precisando.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *